terça-feira, 27 de agosto de 2013

I’m sexy and I know it


(Mensageiro Sideral - Folha) Perdoem-me pelo título em inglês, mas a música da dupla americana LMFAO me veio à mente de imediato ao ver as primeiras imagens produzidas pelo novo instrumento instalado no Observatório Gemini.

O que mais se pode dizer da astronomia depois de ver uma imagem dessas?

Trata-se de uma visão parcial da Nebulosa do Cisne, um berçário estelar a cerca de 5.200 anos-luz de distância, na constelação do Sagitário. Trata-se de uma das regiões mais ativas e luminosas da Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar. Mas, diante de tão magnífica vista, quem realmente se importa com tudo isso?

A astronomia encontra uma porta de acesso ao público porque, apesar do linguajar por vezes complicado e da complexidade técnica do tema, a estética do cosmos é imediatamente acessível a qualquer um. Em outras palavras, ela é sexy. E, a julgar pela divulgação de imagens desse tipo como forma de demonstrar o poder de um novo instrumento, ela sabe disso.


Convenhamos, isso só é possível porque o Observatório Gemini é, por si só, fantástico. Composto por dois telescópios gêmeos com espelho de 8,1 metros de diâmetro (daí o nome), um instalado no Hemisfério Sul (Cerro Pachon, Chile) e outro no Hemisfério Norte (Mauna Kea, Havaí), ele tem acesso a todas as partes do céu. (Detalhe: o Brasil tem uma participação nele, de modo que nossos astrônomos podem usá-lo para pesquisas.)

Claro que não adianta nada ter o espelhão lá, bonito, lustroso, se não há instrumentos que transformem a luz que ele capta em informação útil para os astrônomos. Aí é que entra o Flamingos-2, uma câmera e espectrógrafo que trabalha captando luz infravermelha no Gemini Sul.

Após passar por uma série de percalços, o instrumento está instalado e comissionado — ou seja, já passou pela fase de “teste” do dispositivo. A partir de agora, em setembro, começa a fase científica. Ou seja, é quando tudo está calibradinho e os astrônomos podem começar a transformar as belas imagens em conhecimento.

Bacana. Mas ainda bem que eles não nos privaram de uma olhadinha nessas primeiras imagens. São de encher os olhos e se admirar com a beleza do Universo. Confira abaixo as outras três fotos divulgadas pelo observatório.






Nenhum comentário:

Postar um comentário