quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rússia será a primeira no mundo a realizar experimentos sobre "espaço extremado"


(Voz da Rússia) O satélite científico Lomonosov permitirá aos pesquisadores russos realizar, pela primeira vez no mundo, experimentos para estudar os processos extremados do Universo, afirmou Mikhail Panasyuk, diretor do Instituto de Pesquisas de Física Nuclear, da Universidade Estatal de Moscou (MGU, na sigla em russo).

"O Lomonosov é um verdadeiro laboratório espacial, concebido para estudar os processos extremados do espaço próximo e exterior", disse Panasiuk, palestrando esta quarta-feira em uma mesa redonda na MGU.

Segundo ele, está previsto utilizar o satélite para registrar os raios espaciais de energias extremamente altas. "Antes de nós, ninguém se dedicou a tais experimentos", destacou o físico nuclear.

"Esperamos que o satélite Lomonosov sirva para desenvolver um protótipo do segmento espacial do sistema de monitoramento de asteroides", acrescentou.

O lançamento do Lomonosov está agendado para 2015. Será o primeiro lançamento a partir do novo cosmódromo russo, o Vostochny (Oriental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário