quinta-feira, 15 de maio de 2014

Portugal possui agora Centro de Competência ALMA do ESO

Centro de Astronomia e Astrofísica, da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa é nomeado pelo Observatório Europeu do Sul (sigla em inglês, ESO) como Centro de Competência do Observatório ALMA.


(TV Ciência - Portugal) A partir de agora, com esta nomeação, o Centro de Astronomia e Astrofísica, da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa (CAAUL) terá acesso à infraestrutura europeia que gere e desenvolve o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile.

O CAAUL vai ainda apoiar o ESO na qualificação e verificação de dados do ALMA antes de serem distribuídos por cientistas em todo o mundo. José Afonso, Diretor do CAAUL, citado em comunicado, afirma que «é muito gratificante ver uma vez mais a qualidade da investigação portuguesa reconhecida internacionalmente».

Atualmente, os investigadores do CAAUL participam em sete propostas de observações aprovadas que serão desenvolvidas até final de 2015. «Os nossos investigadores estão a utilizar o mais poderoso telescópio disponível atualmente e o reconhecimento do CAAUL como um Centro de Competência ALMA é um marco no desenvolvimento estratégico em que embarcámos nos últimos anos», afirma o Diretor do CAAUL.

José Afonso adianta ainda que «este é também um passo importante na consolidação do papel cada vez mais forte que a astronomia portuguesa tem vindo a desempenhar no seio da comunidade mundial».

Por sua vez, Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO, afirma que «o novo Centro de Competência em Portugal não é apenas um tributo à competência portuguesa neste domínio específico, mas é também um recurso valioso que ajudará a comunidade durante os anos vindouros».
----
Matéria similar no Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário