sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Etiópia lança primeiro observatório espacial da África Oriental

Complexo faz parte da 1ª fase do programa de exploração espacial do país. Nova instalação custou US$ 3,4 milhões e será inaugurada neste sábado.

(G1) A Etiópia revelou nesta sexta-feira (18) a primeira fase de um programa de exploração espacial, que inclui o primeiro observatório de padrão internacional na África Oriental, destinado a promover a pesquisa astronômica.

O observatório apresentado nesta sexta-feira, mas que será inaugurado oficialmente no sábado (19), conta com dois telescópios de um metro de diâmetro cada um para observar "planetas, diferentes tipos de estrelas, a Via Láctea e galáxias distantes", explicou seu diretor, Solomon Belay.

Esta nova instalação, estimada em US$ 3,4 milhões e administrada pela Sociedade Etíope do Espaço e da Ciência, foi financiada pelo executivo etíope-saudita Mohamed Alamudi. O observatório está localizado 3.200 metros acima do nível do mar, nas montanhas de Entoto, perto da capital Adis Abeba. Uma localização ideal, segundo os especialistas.

O observatório se destinará essencialmente "à busca em astronomia e astrofísica", disse Belay. A próxima etapa para o governo etíope será a criação de uma política espacial.

Nos próximos três anos, o país lançará seu primeiro satélite com fins de pesquisa meteorológica e desenvolvimento das telecomunicações, afirmou a Sociedade Etíope do Espaço e da Ciência.

Para Belay, a promoção da ciência é um dos elementos chave para o desenvolvimento deste país, que ainda é um dos mais pobres do mundo. "Se relacionarmos a economia com a ciência, poderemos então passar de nossas técnicas agrícolas obsoletas à industrialização e a uma agricultura mais moderna", afirmou otimista Belay.
----
Matérias similares na ExameUOLYahoo e Astropolítica


----
E mais:
Etiópia revela ambições no setor aeroespacial (Info), com matéria similar no R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário