quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Aprovado em sessão da CREDN Acordo de Adesão do Brasil à ESO

(Astronomia Brasileira) Ontem (11/9) o Acordo de Adesão do Brasil à ESO foi aprovado em sessão da CREDN na Câmara dos Deputados em Brasília. Estiveram presentes os sócios Beatriz Barbuy, Daniela Pavani e Janot Pacheco. A provação foi tranquila e pela gravação da sessão
https://dl.dropboxusercontent.com/u/48471115/CREDN_approval.mp3 pode-se escutar como a presença dos astrônomos foi muito importante.

Ao proferir voto o relator, Dep. Emanuel Fernandes, destacou que a adesão é apoiada pela maioria dos astrônomos, o que é diferente do que ele vinha levantando. Embora tenha dito equivocadamente que dos 270 milhões de euros (a serem pagos em 10 anos), 130 é para ficar sócio da ESO e os outros 140 milhões é para a construção do E-ELT. Na verdade, a ESO isentou o Brasil da contribuição para o E-ELT, e os 140 milhões referem-se às anuidades durante os próximos 10 anos.

O relator insistiu novamente que o mérito deve ser discutido na comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) e também a questão do financiamento na comissão de Finanças e Tributação por causa do vulto do valor. Além disso, afirmou que o orçamento do MCTI será afetado.
----
E mais:
Comissão aprova adesão do Brasil à organização astronômica europeia (Diário de Pernambuco)
.
Apoio dos jovens astrônomos a entrada no ESO

Um comentário: