terça-feira, 13 de agosto de 2013

Saiba o que levar em conta na hora de comprar um telescópio

"A astronomia é uma das ciências mais encantadoras e é por isso que muitas pessoas tem vontade de adquirir um telescópio"


(Victor Alencar - O Povo) Olhar para o céu e ficar admirando as suas belezas e formas curiosas já foi, alguma vez, a sua ocupação. Nem que tenha sido apenas por poucos minutos, tenho certeza que você já ficou maravilhado com a lua ou com alguma estrela cadente. Nas crianças, essas experiências são ainda mais incríveis.

Trabalho com astronomia há algum tempo e é sempre muito interessante ver a reação das pessoas quando observam algum corpo celeste pela primeira vez em um telescópio. A surpresa, misturada com um certo receio, é acompanhada depois do sorriso de felicidade no rosto. A astronomia é uma das ciências mais encantadoras e é por isso que muitas pessoas tem vontade de adquirir um telescópio.

Muitas já vieram me perguntar qual é o melhor tipo, ou se uma ou outra marca são realmente boas, qual é o preço de um bom telescópio. Os tipos de perguntas são os mais variados e a resposta, infelizmente, não é tão objetiva quanto os tipos de perguntas. Um telescópio é como um carro: os preços, modelos, acessórios, montagens são as mais variadas e abrangentes.

Da mesma forma que, quando você vai comprar um carro, você vai em várias lojas, pesquisa vários modelos, pondera bem todos os quesitos, com um telescópio se deve fazer o mesmo. Ah, mais um detalhe: assim como os carros, você vai sempre querer trocar por um modelo melhor depois de um certo tempo ou ter mais um em casa.

A minha ideia aqui não é escrever um guia da compra do telescópio perfeito para você, mas sim dar algumas dicas valiosas que podem fazer com que você faça uma compra consciente e não fique frustrado com o modelo que comprou. Confira as dicas aqui antes de decidir sua compra!

1. Você não verá uma imagem com a mesma qualidade do telescópio Hubble
Parece até ridícula essa dica, mas na verdade muitas pessoas acabam se decepcionando por não conseguir ter imagens tão belas quanto as dos telescópios espaciais ou dos grandes telescópios terrestres. Mas vamos pensar um pouco: você não pode esperar que o telescópio que você comprou por R$ 2 mil, e que será operado por um entusiasta, vá lhe proporcionar a mesma experiência de um equipamento de milhões de reais e operado por doutores na área.

2. O preço é um fator determinante
Telescópios têm uma amplitude de preço muito grande. Você pode encontrar equipamentos de algumas centenas de reais até aqueles por muitos milhares de reais. Então, antes da compra, tenha em mente um preço máximo, afinal você não vai querer comprometer seu orçamento, não é? (Se bem que tem modelos que nos deixam com uma dúvida grande!)

3.Preço e qualidade andam juntos
Nessa área, equipamentos caros geralmente são sinônimos de equipamentos bons. Isso vai desde o tipo de ótica, montagem, marca, lentes adicionais, filtros, material, entre outros. Então, pesquise bem e pondere todas essas variáveis e seus preços para não ser lesado no fim das contas.

4. Montagens e tipos de óticas
Existem basicamente duas montagens para um telescópio: altazimutal e equatorial. A primeira é mais intuitiva e fácil de manusear. A segunda é um pouco mais avançada, mas te deixa com muitas vantagens com relação a acompanhar um astro durante uma noite de observação. Em relação a ótica dos equipamentos, os telescópios podem ser refratores (combinação simples de lentes), refletores (combinação de espelhos) e os catadióptricos (combinação de lentes e espelhos). Estude bem as diferenças entre eles antes de adquirir um.

5. Qual o seu objetivo?
Se o seu objeto de estudo astronômico for a sua vizinha do prédio da frente na hora de trocar de roupa, um simples binóculo já resolve bem o problema. Mas se você pretende ver nebulosas e objetos mais difíceis do que a lua e os planetas, você deve ter em mente que o valor do equipamento vai subir. Meu conselho é: compre sempre um telescópio de um nível maior que o seu nível de conhecimento, pois você vai acabar aprendendo mais e ele vai lhe servir por mais tempo.

6. Considere os modelos usados
Telescópios, em geral, são objetos cujos donos tem muito zelo, primeiro por requererem cuidados especiais de armazenamento e limpeza, segundo pelo preço, dificuldade de manutenção e reposição de peças. Então, comprar um equipamento de segunda mão pode ser uma boa opção: preço mais acessível e qualidade tão boa quanto modelos mais recentes.

Brasil
Em todas as edições da Ioaa, o Brasil teve um de-sempenho expressivo, o que mostra o grande potencial científico-educacional do País

Comprar
um equipamento de segunda mão pode ser uma boa opção: preço mais acessível e qualidade tão boa quanto modelos mais recentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário