terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Grande observatório australiano parece ter escapado de incêndio

(AFP/Terra) Os telescópios do principal observatório espacial australiano parecem ter escapado ilesos do incêndio florestal que arrasou uma dezena de casas vizinhas e vários edifícios do local, informaram as autoridades. O incêndio, que se espalhou durante a noite, alimentado por ventos fortes e quentes, destruiu vários edifícios do observatório de Siding Spring, informaram os serviços rurais de luta contra incêndios de Nova Gales do Sul (RFS).

Mas o maior telescópio do observatório, utilizado por uma equipe australiana-americana, "sobreviveu, mas não sabemos se foi danificado", acrescentou o RFS com base em uma vigilância aérea do local. Os 18 funcionários que estavam ali foram evacuados anteriormente. O observatório está situado no topo de uma cadeia de montanhas isoladas, as Warrumbungle, 500 km a noroeste de Sydney.

Sidind Spring tem 10 telescópios gigantes, explorados por equipes de cientistas australianos, britânicos, coreanos e americanos. Trata-se de um dos maiores e mais sofisticados observatórios do mundo, e o mais importante da Austrália.

Segundo o departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional da Austrália, que administra o local, cinco edifícios ficaram "seriamente danificados", mas "à primeira vista nenhum telescópio parece ter sofrido danos sérios", embora o impacto do fogo nos instrumentos só será conhecido nas próximas horas.

Nesta segunda-feira, 170 incêndios florestais continuavam ativos em Nova Gales do Sul, onde meio milhão de hectares queimaram desde que os incêndios começaram, há dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário