segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ESO instala supercomputador para processar dados de telescópio


(Terra) O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira que concluiu a instalação de um dos mais poderosos supercomputadores do mundo em um local remoto dos Andes, no norte chileno. Segundo o observatório, essa é uma das etapas mais importantes para a conclusão do Atacama Large Millimeter Array (Alma), o telescópio terrestre mais complexo da história.

O computador tem mais de 134 milhões de processadores e executa até 17 milhares de bilhões de operações por segundo. A estrutura é um componente essencial do Alma, telescópio astronômico composto por uma rede de 66 antenas parabólicas. Segundo o ESO, os 134 milhões de processadores combinam e comparam continuamente os sinais celestes recebidos pelas antenas, separadas entre si de distâncias que vão até 16 km, permitindo que trabalhem em conjunto.

"Este desafio informático único pedia um design inovador, tanto no que respeita aos componentes individuais como relativamente à arquitetura geral", disse Wolfgang Wild, o diretor de projeto do Alma.

O telescópio começou as observações científicas em 2011, com uma rede parcial de antenas. Uma parte do computador já era utilizada para combinar os sinais vindos da rede parcial, mas agora o sistema completo encontra-se pronto. Segundo o ESO, o Alma está quase pronto e será inaugurado em março de 2013.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário