quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Espelhos de supertelescópio são 'embalados' em latas para transporte

Partes do instrumento começam a chegar a unidade da Nasa nos EUA. James Webb deve ser lançado ao espaço até 2018 e substituir Hubble.



(G1) O supertelescópio espacial James Webb, que deve lançado pela Nasa até 2018 para substituir o Hubble, começa a chegar à unidade da agência em Maryland, nos EUA. O instrumento teve 18 de seus 21 espelhos "embalados" em latas de metal para ser transportado do estado americano do Colorado até o Centro de Voo Espaciais Goddard, na cidade de Greenbelt.

A transferência está sendo feita por partes, pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., responsável pela fabricação. Esta semana, duas delas já aterrissaram na Nasa.

O instrumento deve ser o mais poderoso já construído, com quatro tipos de espelhos e o principal deles nove vezes maior que o do Hubble. Mais de 75% do hardware, porém, ainda está em fase de produção ou testes.

Telescópio James Webb terá 21 espelhos; acima estão 18, que vão atuar juntos (Foto: Ball Aerospace/Nasa)

O principal espelho do James Webb, com 6,5 metros de altura e uma área de 25 metros quadrados, deve unir esses 18 espelhos menores, que vão trabalhar juntos para transmitir imagens de planetas e galáxias distantes em luz infravermelha. Isso significa que o instrumento será capaz de detectar objetos mais fracos, do início do Universo.

Na imagem abaixo, uma empilhadeira move a lata que contém um dos espelhos do telescópio.



Os espelhos do James Webb são feitos de berílio, um elemento químico metálico usado para endurecer ligas que reúne qualidades como rigidez, baixo peso e estabilidade a temperaturas extremamente baixas. Como esse material não reflete muito em luz infravermelha, cada pedaço tem cerca de 3,5 gramas de ouro – que é altamente reflexivo.

O projeto, feito em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Agência Espacial Canadense (CSA), prevê toda uma nova geração de telescópios. O Hubble, seu antecessor, está em atividade desde 1990 e, desde então, tem feito importantes descobertas.

O nome James Webb foi dado em homenagem a um ex-administrador da Nasa, que garantiu infra-estrutura para as missões Apollo à Lua. Já Hubble vem do astrônomo americano Edwin Powell Hubble, que viveu entre o fim do século 19 e a metade do 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário