segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O ESO celebra 50 anos de descobertas astronómicas












(ESO) O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário do Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante organização intergovernamental para a investigação em astronomia do mundo. O ano do aniversário dá-nos a oportunidade de olhar para trás no tempo, lembrando a história do ESO e celebrando os avanços científicos e tecnológicos, ao mesmo tempo que também olhamos em frente para os próximos programas extremamente ambiciosos. O ESO está a planear diversas atividades interessantes a serem realizadas ao longo de todo ano.

No dia 5 de Outubro de 1962, representantes de cinco países europeus - Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Suécia [1] - assinaram a Convenção do ESO em Paris. As suas assinaturas representavam um compromisso formal para se estabelecer a Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul, referida atualmente como Observatório Europeu do Sul.

“O quinquagésimo aniversário do ESO chega-nos no meio de um período extremamente interessante para a astronomia terrestre europeia e internacional. O ESO percorreu um longo caminho desde a sua fundação em 1962. Cinquenta anos mais tarde, o ESO é um líder no seio da comunidade de investigação astronómica, ocupando o lugar do observatório astronómico mais produtivo do mundo inteiro,” diz Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO.

O primeiro observatório do ESO foi construído em La Silla, uma montanha com 2400 metros de altitude, 600 quilómetros a norte de Santiago do Chile. O Observatório de La Silla está equipado com diversos telescópios ópticos, com espelhos com diâmetros que vão até aos 3.6 metros. Entre eles destaca-se o New Technology Telescope, pioneiro em engenharia e design, já que foi o primeiro do mundo a ter um espelho primário com óptica ativa, controlado por computador, uma tecnologia desenvolvida no ESO e atualmente aplicada à maioria dos grandes telescópios mundiais. Destaca-se também o Telescópio de 3.6 metros, onde está presentemente instalado o instrumento HARPS, o principal descobridor de exoplanetas do mundo.

O segundo local construído pelo ESO foi o Observatório do Paranal, onde se encontra instalado o Very Large Telescope (VLT). As operações científicas começaram em 1999 e hoje o VLT é a infraestrutura emblemática da astronomia europeia e, com o Interferómetro do VLT (VLTI), é o único grande telescópio interferométrico do mundo a ser operado com regularidade. Ainda no Paranal, o telescópio VISTA opera no infravermelho e é o maior telescópio de rastreio do mundo, enquanto que o VLT Survey Telescope (VST) é o maior telescópio concebido para mapear o céu exclusivamente no visível.

No planalto do Chajnantor, no norte do Chile, juntamente com parceiros da América do Norte e do Leste Asiático, o ESO encontra-se a construir um telescópio astronómico revolucionário - o ALMA, Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ALMA será um único telescópio constituído por 66 antenas de alta precisão, que estudarão os blocos constituintes de estrelas, sistemas planetários, galáxias e da própria vida. A construção do ALMA estará terminada em 2013, mas observações científicas preliminares com uma parte da rede começaram já em 2011 (eso1137).

O ESO está atualmente a planear a construção de um telescópio da classe dos 40 metros na região do óptico/infravermelho próximo, o European Extremely Large Telescope ou E-ELT, que será “o maior olho no céu do mundo”. Com o começo das operações previsto para o início da próxima década, o E-ELT irá investigar os maiores desafios científicos da nossa época (eso1150).
Estão planeadas diversas atividades e iniciativas públicas para 2012. O ESO gostaria de convidar toda a gente a juntar-se às celebrações, quer participando nos eventos já planeados quer iniciando ativamente outros eventos.

- De 3 a 7 de Setembro de 2012, a sede do ESO acolhe um simpósio científico que terá como tópicos: exoplanetas, Sistema Solar, formação e evolução estelar, cosmologia, entre outros.
- No dia do aniversário, 5 de Outubro de 2012, o ESO organizará eventos públicos coordenados nos 15 países membros. Organizados com a ajuda do Science Outreach Network do ESO e das Outreach Partner Organisations, os eventos serão uma excelente maneira de pôr em contato o público nos diversos locais nacionais com a comunidade astronómica do ESO e com os observatórios no Chile.

- No dia 11 de Outubro de 2012, o Diretor Geral do ESO, Professor Tim de Zeeuw, e o Presidente do Conselho, Professor Xavier Barcons, darão as boas vindas a Ministros dos países membros e do país de acolhimento, o Chile, assim como ao Conselho do ESO, aos representantes dos comités do ESO, a Diretores Gerais anteriores, a astrónomos de renome e a outras pessoas que desempenharam papéis importantes em prol do ESO, numa gala de aniversário que se realizará em Munique.

- Durante todo o ano uma exposição de aniversário estará patente ao público em locais selecionados nos países membros. Pessoas interessadas em colaborar nesta atividade podem candidatar-se através dos contatos fornecidos mais abaixo.

- Será lançado no dia do aniversário um documentário juntamente com um livro soberbamente ilustrado. O filme será igualmente lançado sob a forma de episódios pertencentes à popular série de podcasts do ESO “ESOcast”. O livro de Adriaan Blaauw ESO’s Early History terá este ano o seguimento de um segundo livro de história escrito por Claus Madsen e que completará a história do ESO durante estes 50 anos.

- A primeira Fotografia da Semana de cada mês em 2012 terá o formato especial de Antes e Agora, apresentando os locais do ESO tal como eram no passado e como são atualmente.

- Para os que testemunharam a viagem histórica do ESO por dentro, quer como membros do pessoal quer como visitantes dos nossos locais, expandimos o Grupo Flickr Your ESO pictures de modo a incluir imagens históricas. Por favor partilhe as suas recordações fotográficas do ESO connosco e com outras pessoas, afixando “estes postais do passado” no grupo (ann12001).
- Para marcar o aniversário alguns produtos comemorativos foram produzidos, encontrando-se disponíveis na nossa loja ESOshop, com preços especiais para grandes quantidades.

- Envie mensagens de aniversário para o ESO através da página do Facebook do ESO ou do Twitter @ESO_Observatory utilizando hashtag #ESO50years.

“Mal posso esperar pelos próximos 50 anos do ESO, que fornecerão, sem sombra de dúvidas, desenvolvimentos científicos para lá do imaginável, graças ao VLT e ao VLTI, ao ALMA e ao E-ELT e a outros projetos futuros. É devido à dedicação, paixão e profissionalismo do pessoal do ESO, que esta Organização lidera hoje a astronomia terrestre. Feliz quinquagésimo aniversário a todos!”, deseja Tim de Zeeuw.

Notas
[1] Na realidade eram seis países, já que o Reino Unido também assinou a Convenção. No entanto, este país retirou-se posteriormente e apenas se juntou ao ESO em 2002, como décimo estado membro da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário