quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como são feitas as imagens do Telescópio Espacial Hubble




(Life'sLittleMysteries / Hypescience) Você sem dúvidas já ouviu falar do telescópio Hubble. Sem ele, não teríamos muitas das famosas fotos coloridas em ótima resolução do espaço, que geraram descobertas e uma verdadeira revolução astronômica desde seu lançamento.

Mas as imagens do Hubble não ficam prontas facilmente, como as fotos feitas com uma máquina digital em um dia ensolarado na Terra – e nem são coloridas naturalmente. Elas passam por vários processos de edição, com fins científicos, claro.

Cada imagem que você vê, tirada pelo Hubble, é composta de várias fotos que são compiladas e modificadas com um software de edição de imagens. As imagens são unidas a partir das informações recebidas das câmeras, e são retiradas ou acrescentadas cores que trazem a vista características que os olhos não captam.

O Hubble é um telescópio satélite localizado a 592 quilômetros acima da superfície terrestre. Como ele está no espaço, ele pode observar o universo sem os efeitos da atmosfera da Terra. Isso permite que ele obtenha imagens mais nítidas e recolha melhores informações.

O Hubble é um telescópio, mas também é uma nave espacial com sua própria fonte de alimentação, equipamentos de comunicação e sistema de controle. Ele orbita a Terra uma vez a cada 97 minutos.

Confira o vídeo que mostra o processo de edição de uma das imagens do Hubble.

Nenhum comentário:

Postar um comentário