terça-feira, 17 de maio de 2011

Cientistas tentam encontrar sinais de vida em 86 planetas

Pesquisadores dizem que esses são "lugares muito bons para se procurar" por ETs



(AFP / R7) Um radiotelescópio localizado na zona rural da Virgínia Ocidental começou a pesquisar sinais de vida alienígena em 86 planetas com condições atmosféricas semelhantes às da Terra.

O telescópio gigante começou a apontar para cada um dos 86 planetas, a partir de uma lista produzida com dados do telescópio Kepler, da Nasa (agência espacial dos EUA), e irá coletar informações de cada um deles 24 horas por dia. Andrew Siemion, da Universidade de Berkeley, diz que os pesquisadores "ainda não estão certos de que todas esses planetas são habitáveis, mas eles, com certeza, são lugares muito bons para se procurar por extraterrestres".

A missão é parte do projeto Pesquisa por Vida Inteligente Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês), que foi lançado em meados dos anos 80. No mês passado, no entanto, o SETI anunciou que iria interromper projetos devido a problemas de orçamento.

Astrônomos esperam agora pelo Telescópio Green Bank, uma nova versão de um equipamento anterior que foi derrubado por uma tempestade em 1988, que quando pronto ajudará a fornecer informações sobre planetas capazes de sustentar vida, ainda que em pequena escala.

O físico Dan Werthimer, cientista da SETI, diz que foram escolhidos planetas com temperaturas agradáveis, entre 0ºC e 100ºC, "porque eles possuem um potencial maior de conter vida".

O projeto deve levar até um ano para ser concluído e contará com a ajuda de uma equipe de 1 milhão de astrônomos que trabalham de casa.
----
E mais:
SETI começa a monitorar exoplanetas habitáveis (Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário