quinta-feira, 7 de abril de 2011

Presidente da República Checa visita o Observatório do Paranal do ESO


(ESO) No dia 6 de Abril de 2011, o observatório do Paranal do ESO teve a honra de receber a visita do Presidente da República Checa, Václav Klaus e da sua esposa Livia Klausová. O casal aproveitou a oportunidade para admirar o Cerro Armazones, futuro local do telescópio E-ELT em fase de planejamento.

O Presidente Klaus visitou as instalações técnicas do observatório, estando presente quando se abriu a cúpula de um dos quatro telescópios de 8.2 metros do Very Large Telescope do ESO, para uma noite de observação no Cerro Paranal, o observatório óptico mais avançado do mundo.

“Estou encantado por receber o Presidente Klaus no Observatório do Paranal e poder mostrar-lhe pela primeira vez esta infraestrutura de vanguarda da astronomia mundial que o ESO concebeu, construiu e opera em prol da astronomia europeia,” disse o Diretor do ESO Tim de Zeeuw

O Presidente Klaus respondeu, “Estou bastante impressionado com a notável tecnologia que o ESO construiu aqui no meio do deserto. Os astrônomos checos fazem já uma boa utilização desta infraestrutura e esperamos agora que tanto a indústria checa como a comunidade científica do país contribuam para o futuro E-ELT.”

Da plataforma do VLT, o Presidente teve a oportunidade de vislumbrar o Cerro Armazones, assim como outras vistas impressionantes do deserto chileno do Atacama que rodeia o Paranal. Próximo do Cerro Paranal, o Armazones foi escolhido como local para o futuro E-ELT (veja eso1018). O ESO aguarda aprovação dos seus orgãos governamentais, prevista para o final de 2011, para a construção do E-ELT, um projecto de um bilhão de euros. Espera-se que a construção comece em 2012, estando o início das operações previsto para o início da próxima década.

O Presidente Klaus fez-se acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Karel Schwarzenberg, o embaixador checo no Chile, Zdenek Kubánek, dignatários do governo e uma delegação industrial checa. O grupo foi recebido no Paranal pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, o representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi, o Diretor de Operações, Andreas Kaufer e Jan Palous, o representante checo no Conselho do ESO.

Depois da abertura dos telescópios, o Presidente Klaus teve a oportunidade de desfrutar do magnifico pôr-de-sol sobre o Oceano Pacífico a partir da plataforma do VLT. Seguidamente, visitou a sala de controle do VLT, de onde são operados os quatro telescópios e o interferômetro do VLT (VLTI). Neste local, o Presidente tomou parte do início das observações a partir da console de um dos telescópios que compõem o VLT.

Mais Informação
O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 14 países: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronômica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor.

No Paranal, o ESO opera o Telescópio Muito Grande (VLT), o observatório astronômico, no visível, mais avançado do mundo e o VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o Telescópio Europeu Extremamente Grande, E-ELT, um telescópio de 42 metros que observará na banda do visível e infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário