terça-feira, 5 de abril de 2011

O maior telescópio do mundo será coordenado pelo Reino Unido

O SKA estará pronto em 2024




(Ciência Hoje - Portugal) O maior telescópio do mundo – o SKA (Square Kilometre Array) –, que ajudará a descobrir algumas das incógnitas sobre a origem do universo não estará concluído antes de 2024, mas já tem a sede que o coordenará escolhida: no Observatório Jodrell Bank de Cheshire (Reino Unido). Este será um dos maiores projectos astronómicos dos próximos anos, onde participaram 67 organizações e 20 países, na tentativa de responder a algumas das maiores perguntas sobre o universo, através de tecnologia que transcede os limites da engenharia, computação e energia renovável. A ubiquação do telescópio será eleita em 2012 e poderá ser construída em 2016. A Austrália, Nova Zelândia e África do Sul são a lista de possíveis países que poderão albergar o complexo.

O SKA terá três mil antenas de 15 metros de diâmetro, cada uma, repartidas por uma superfície de um quilómetro. As instalações do Observatório Jodrell Bank de Cheshire serão inauguradas em Janeiro do próximo ano. A Universidade de Manchester está a cargo de supervisionar todo o projecto.

A informação captada pelo SKA será processada em vários centros repartidos por todo o mundo e dará aos investigadores a oportunidade de explorar o universo e detectar a radiação electromagnética emitida por diferentes objectos no espaço.

A tecnologia terá uma sensibilidade 50 vezes maior e radiografará o espaço a uma velocidade dez mil vezes superior a qualquer outro telescópio. Os astrónomos esperam resolver diferentes incógnitas, tais como: Como evoluíram as galáxias? Como é que eram os primeiros buracos negros? De que modo se formam campos magnéticos?

O SKA trará avanços sobre a formação e evolução das primeiras estrelas e galáxias depois do Big Bang, sobre o papel de magnetismo cósmico, a gravidade, e talvez sobre a vida extraterrestre. Os investigadores acreditam que o SKA poderá mesmo detectar sinais extraterrestres mesmo debilitados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário