segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tirando o chapéu para Itacuruba!


(Duilia de Mello - O Globo) Já escolhi a próxima cidade que quero visitar: Itacuruba. Ela fica bem na caatinga Brasileira a 466 km de Recife, em Pernambuco. Acabei de ler no site do Globo sobre o andamento da construção de um observatório e fiquei muito animada. Eu já tinha ouvido falar deste projeto há alguns anos, mas não estava acompanhando e vejo que agora o sonho está próximo da realidade. O projeto é um convênio com o Observatório Nacional do Rio de Janeiro e o Ministério de Ciência e Tecnologia.

O observatório vai se especializar na busca de asteróides e vai contribuir no monitoramento destes corpos do nosso sistema solar.

São iniciativas assim que me deixam muito otimista em relação ao crescimento da astronomia brasileira. Se você mora ou tem algum contato com pessoas que moram em alguma cidade pequena do interior brasileiro responda as seguintes perguntas e, se as respostas forem sim, tente motivar a cidade a investir em algo relacionado a astronomia, como está fazendo Itacuruba.
1) o céu está limpo por pelos 6 meses ao ano?
2) A umidade é baixa? (não pode ter sereno durante a noite)
3) Tem alguma colina ou região mais alta com boa visibilidade, sem prédios e árvores?
4) O céu é escuro e fora da poluição luminosa das cidades grandes?

Se você respondeu sim a todas as perguntas, sua cidade é uma boa candidata para abrigar um observatório. Que tal começar um grupo amador, se já não existe um, e tentar conseguir fundos e doações para construir um observatório na sua cidade? E não deixe de passar aqui no blog para nos manter informados do seu projeto.

Se você respondeu não a alguma destas perguntas, ainda tem solução. Os planetários não precisam destas condições pois são equipados com um projetor do céu. Os planetários transformam as cidades em um paraíso para a divulgação da astronomia. Um bom exemplo é a cidade de Londrina que inaugurou um planetário há pouco tempo e mostra aos londrinos o céu bonito que se esconde por detrás das nuvens e das luzes da cidade. Aqui vai uma lista dos planetários brasileiros, se você nunca foi a um, não perca esta oportunidade e aproveite para levar as crianças da vizinhança também. http://www.uranometrianova.pro.br/planetarios/planbrasil.htm

Não vejo a hora de um dia visitar Itacuruba e ver o seu céu cravejado de estrelas. Como não trabalho no assunto que o observatório vai se especializar, vou fazer turismo mesmo e visitar a cidade. Vou aproveitar para levar na bagagem o meu detector de metais e quem sabe não acho algum meteorito pela caatinga para a minha modesta coleção?

Detalhe: Itacuruba tem apenas 5 mil habitantes e segundo a Wikipedia sua principal fonte de renda é a agricultura e a pecuária.

Link para a reportagem do O Globo http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/07/02/cidade-da-caatinga-de-pernambuco-ganha-centro-de-astronomia-capaz-de-monitorar-asteroides-estrelas-917044981.asp

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Pedro Felipe trabalho pra Frog, pela Duetto. Gostaria de entrar em contato com o responsável pelo blog. Meu email é pedro.felipe@agenciafrog.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir