terça-feira, 27 de abril de 2010

Deserto do Atacama, no Chile, receberá telescópio europeu gigante

Colina Armazones, onde será erguido complexo, tem 3.060 m de altura. Instalação do E-ELT, com 42 m de diâmetro, deve ser concluída em 2018.

Vista panorâmica da Colina Amazones, no deserto chileno do Atacama (Foto: ESO)

(Efe / G1) O deserto do Atacama, no Chile, foi escolhido como o local para a instalação de um telescópio europeu de 42 metros de diâmetro conhecido como European Extremely Large Telescope (E-ELT).

O anúncio foi feito pela Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO) em comunicado divulgado em Garching, no sul da Alemanha.

A colina (ou Cerro) Amazones (Foto: ESO)

A colina Armazones, onde será colocado o telescópio, tem 3.060 metros e fica a 20 quilômetros da colina Paranal, onde funciona o antecessor do E-ELT.

O diretor-geral da ESO, Tim de Zeeuw, qualificou o desenvolvimento do telescópio gigante como um marco no avanço do conhecimento astronômico.

Os cientistas querem, com o E-ELT, abordar muitos dos problemas astronômicos ainda não resolvidos e têm a esperança de que termine por revolucionar a percepção do universo de maneira similar ao que foi feito pelas observações de Galileu há 400 anos.

A instalação do telescópio europeu deve começar no final deste ano e ficar pronta em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário