quarta-feira, 26 de agosto de 2009

EUA fabricam espelho gigante para telescópio no México

(Efe / Terra) Astrônomos do México e Estados Unidos visitaram nesta quarta a Universidade do estado americano do Arizona (UA) com o objetivo de observar o processo final de fabricação de um espelho gigante para um telescópio infravermelho que será instalado no observatório San Pedro Mártir, no México.

O espelho, de 6,5 metros de diâmetro, permitirá que os cientistas observem todo o céu visível desde a parte norte da Terra, o que abre as portas para novas descobertas.

"Este vai ser um telescópio único no mundo, algo que porá ao México na mira da comunidade científica", afirmou à Agência Efe José Antonio Mena, diretor adjunto de desenvolvimento científico e acadêmico do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia mexicano, que faz parte da iniciativa.

O projeto começou há dez anos e espera-se que o telescópio esteja em funcionamento dentro até 2019.

O espelho foi fabricado na UA, custou aproximadamente US$ 40 milhões e pesa mais de dez toneladas. A universidade americana é conhecida em nível mundial por ser a única instituição que desenvolveu a tecnologia para fundir, moldar e polir espelhos gigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário