terça-feira, 30 de setembro de 2014

Telescópio feito com impressora 3D e Raspberry Pi captura imagens da Lua




(Techtudo) O primeiro telescópio feito com impressora 3D do mundo foi anunciado oficialmente e já mostrou que tem bom desempenho. O Pi-Kon capturou algumas imagens da Lua e se saiu muito bem. O aparelho, que utiliza um módulo de câmera do pequeno processador Raspberry Pi, consegue alcançar uma qualidade bastante semelhante a de produtos que custam até 10 vezes o seu preço.

A câmera é montada em componentes criados por uma impressora 3D e, por conta do seu pequeno tamanho, pode ser posicionada bem na frente da lente. Este telescópio consegue aumentar em 160 vezes o tamanho dos objetos, o que significa que em uma noite sem nuvens, o usuário poderá ver planetas, constelações e até galáxias com detalhes.

O projeto do Pi-Kon começou no Festival da Mente da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Segundo Mark Wringley, um dos desenvolvedores do telescópio, ele “pode se tornar um diferencial” no mercado por sua qualidade, tamanho e principalmente pelo seu preço, 100 libras (cerca de R$ 400 em conversão direta).



As impressoras 3D ainda são caras, porém com o avanço da tecnologia a tendência é que os preços diminuam e elas passem a ser mais acessíveis. A partir daí, fazer um Pi-Kon em casa vai ser bem barato e simples. É nisso que apostam os seus criadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário