segunda-feira, 10 de março de 2014

Observatório Pico dos Dias opera com novo sistema

Localizado em Brazópolis (MG), sistema é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do MCTI


(Portal Brasil) O Observatório Pico dos Dias (OPD) adquiriu um novo espectrógrafo e está operando com um novo sistema. Localizado em Brazópolis (MG), o centro pertence ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI).

O Espectrógrafo Lhires 3 responde à demanda por espectroscopia por parte dos usuários do OPD. O LNA decidiu adquirir um instrumento de pequeno porte para uso nos telescópios menores. A opção pelo modelo se deu por suas características espectrais, pelos resultados obtidos em outros observatórios e pela relação custo/benefício.

Trata-se de um equipamento de fenda de alto poder de resolução (até R=17.000) com óptica do tipo Lithrow. Fabricado pela Shelyak Instruments, da França, pode ser utilizado no foco Cassegrain dos quatro telescópios do observatório.

O Lhires 3 está em fase de comissionamento e será oferecido à comunidade nos próximos meses. É um dos instrumentos a serem usados no OPD na campanha internacional do Periastro de Eta Carina, em julho e agosto deste ano. Também deve servir ao treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação. O LNA avalia que terá impactos positivos em projetos científicos observacionais.

Sistema
Desde janeiro, está em operação o novo sistema guiador para uso nos telescópios do observatório, o Autoguider 2013. Ele substitui o antigo programa de guiagem, o Autoguider, em operação há 15 anos no centro.

O novo sistema representa um avanço tecnológico, pois foi desenvolvido com a linguagem gráfica empregada em outras aplicações do OPD, a LabView. Buscou-se uma interface gráfica mais amigável do que a tela do antecessor, de modo a permitir ao usuário uma interação fácil e intuitiva com o sistema.

O projeto ficou a cargo do engenheiro contratado Kenji Nishida, sob orientação e supervisão da Coordenação de Engenharia e Desenvolvimento de Projetos (CEDP), o que permitiu à equipe técnica do Laboratório Nacional de Astrofísica obter domínio total da aplicação para realizar a manutenção e o desenvolvimento de novos recursos.

O Autoguider 2013 foi desenvolvido para operar com as novas câmeras CCD adquiridas recentemente pelo LNA. As câmeras Andor Luca R trazem a tecnologia EMCCD, que ampliará a eficiência e a capacidade de detecção, principalmente em projetos científicos de objetos extensos muito fracos e de difíceis visualização e guiagem.

Além disso, para otimizar a observação remota e aproveitar ao máximo a capacidade do sistema, a equipe tem avançado na automatização de algumas operações dos telescópios.

Projetos internacionais
As novidades sobre o Observatório Pico dos Dias são divulgadas no boletim LNA em Dia, que também promove o acompanhamento de dois projetos internacionais dos quais o laboratório, que é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participa.

Com relação ao Observatório Gemini, a atual edição lista os programas brasileiros de longo prazo que começam neste semestre e repassa as orientações para a participação em chamada aberta. O LNA é o escritório brasileiro da iniciativa internacional, operada por sete países.

Do Southern Astrophysical Research Telescope (Soar), pode-se acessar o relatório sobre a participação brasileira nas operações do semestre passado. Entre outras informações, a publicação traz também a nomeação do professor Horácio Dottori como diretor interino do telescópio.

2 comentários:

  1. Parabéns ao LNA por finalmente vencer o preconceito em adquirir instrumentos projetados para uso em telescópios amadores. Basta agora que nossos astrônomos vençam o mesmo preconceito em relação a colaboração pro-am.
    O interessante seria agora comprar um instrumento para medição de seeing do sítio. Existem diversos equipamentos de excelente qualidade e baixo custo em observatórios amadores pelo mundo.

    ResponderExcluir