segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Observatório em Porto Rico busca ETs e já foi cenário de 007



(Prima Página / Terra) Carro cheio de recursos exclusivos, terno e cabelo sempre impecáveis e os mais incríveis equipamentos. Quase todo mundo já se imaginou na pele do espião britânico James Bond. Infelizmente, o agente secreto é apenas um personagem de ficção, mas uma boa maneira de se sentir mais próximo do 007 é visitar alguns dos locais onde seus filmes foram rodados.

Isso pode ser feito no Observatório de Arecibo, localizado na cidade de mesmo nome, que fica a 80 quilômetros de San Juan, capital de Porto Rico. Instalado na cratera de um vulcão extinto, o lugar conta com o maior radiotelescópio fixo do mundo. Para se ter uma ideia da dimensão do equipamento, sua antena parabólica mede 305 metros de diâmetro.

A principal atividade desenvolvida no lugar é a busca por vida extraterrestre. No entanto, ele também é utilizado para o estudo das galáxias e para a medição de pulsares, restos de estrelas que entraram em colapso. Apesar de suas dimensões enormes fazerem dele um dos instrumentos mais precisos do mundo, ele tem suas desvantagens. Entre elas está o fato de ter de ficar fixo no solo e não poder mudar de posição para captar dados de outras regiões do espaço.

Além de desempenhar sua função científica, o local já foi cenário de algumas produções cinematográficas. A mais famosa delas é “007 contra GoldenEye”, rodada em 1995. Na produção, James Bond chega a deslizar para dentro da antena e fica pendurado no centro da cratera do vulcão. O observatório também poder ser visto no filme “Contato”, de 1997, com Jodie Foster e Matthew McConaughey.
----
Acervo de imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário