terça-feira, 1 de outubro de 2013

Superequipamento de observação astronômico é levado para o Atacama

O Muse, com 4m de altura, é um espectroscópio integral de campo, tecnologia nunca usada nessa escala



(Diário de Pernambuco) Encontrar galáxias longínquas, jovens estrelas e buracos negros com uma precisão inédita: essa é a missão do Muse, um equipamento astronômico único no mundo, fabricado na França e que será instalado no Chile, no Deserto do Atacama. “O objetivo é ir mais longe e sondar o Universo mais profundo, a mais de 13 bilhões de anos-luz”, resume Roland Bacon, diretor de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) e chefe do projeto, cujo nome é a sigla para Multi Unit Spectroscopic Explorer.

O Muse é um espectroscópio integral de campo, tecnologia nunca usada nessa escala. Foi fabricado durante mais de 10 anos no Observatório de Lyon por um consórcio de sete laboratórios de França, Alemanha, Suíça e Holanda.

Ventilado, resfriado com nitrogênio líquido e preservado de qualquer contaminação, o equipamento com 4m de altura, rodeado por tubos, agora aguarda para ser levado para o Chile. Depois de dois meses de desmontagem, ele está no processo de ser transportado para Santiago e, de lá, segue para o Atacama, para ser instalado no Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu Austral (ESO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário