segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Presidente do Chile visita o Paranal para anunciar a transferência de propriedade do terreno onde será construído o E-ELT


(ESO) Numa cerimónia que teve lugar ontem no Observatório do Paranal, no deserto chileno do Atacama, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, entregou os documentos legais recentemente assinados pelos quais o governo chileno irá transferir o terreno em torno do Cerro Armazones para o ESO. O Cerro Armazones, um pico de montanha com 3060 metros de altitude, a 20 quilómetros do local que acolhe o Very Large Telescope do ESO no Cerro Paranal, será o futuro local onde será instalado o European Extremely Large Telescope (E-ELT).

O Presidente Piñera foi acolhido no Observatório do Paranal pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, o Representante do ESO no Chile, Fernando Comerón e o Diretor Adjunto do Observatório La Silla Paranal, Ueli Weilenmann. O Presidente fez-se acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Alfredo Moreno, assim como por representantes das autoridades chilenas locais.

A delegação visitou o topo do Cerro Paranal, onde está instalado o Very Large Telescope do ESO (VLT), o telescópio óptico mais avançado do mundo.

Durante a cerimónia que teve lugar na Residencia do Paranal, o Presidente Piñera entregou o ato público recentemente assinado relativo à transferência de propriedade do Cerro Armazones ao Diretor Geral do ESO. O Presidente sublinhou a importância de proteger os céus do norte do Chile. “Este é um grande passo em frente para consolidar a posição do Chile como capital mundial da astronomia. O European Extremely Large Telescope será o maior olho do mundo virado para o céu, um olho que perscrutará os céus chilenos, mergulhando nos segredos que o Universo ainda não nos desvendou. Hoje é um dia muito importante para a astronomia moderna e igualmente um dia muito importante para o Chile.”

O Diretor Geral do ESO expressou a sua gratidão ao Governo do Chile por este importante marco: “A cooperação entre o Chile e o ESO, que começou há 50 anos, mostrou não apenas ser muito frutífera e de longa duração, mas também proporcionou oportunidades muito interessantes para o futuro - para benefício do Chile e dos Estados Membros do ESO, assim como para o progresso da ciência e da tecnologia. O E-ELT é uma prova clara disso mesmo.”

De acordo com os documentos legais, o governo chileno doará 189 quilómetros quadrados de terreno em torno do Cerro Armazones para a instalação do E-ELT e fará uma concessão de 50 anos relativa à área que circunda esta parcela. Esta região maior de 362 quilómetros quadrados protegerá o E-ELT de poluição luminosa e dos efeitos de operações mineiras. Quando estiver completamente operacional, no início da próxima década, o E-ELT será operado de modo integrado com o Observatório do Paranal do ESO.

Esta cerimónia vem no seguimento de um acordo assinado em outubro de 2011 entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros chileno e o ESO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário