quarta-feira, 3 de julho de 2013

Telescópio Gaia fará imagem em três dimensões da Via Láctea


(O Globo) O telescópio espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, vai tirar três fotos em três dimensões de um bilhão de estrelas da Via Láctea em uma tentativa de ajudar os astrônomos a identificar com precisão a nossa localização na galáxia pela primeira vez.

Cientistas afirmam que o telescópio, que está previsto para ser lançado em outubro, permitirá estudar as estrelas de nossa galáxia com mais detalhes do que nunca antes e vai revelar a distância das estrelas vizinhas do Sistema Solar.

O telescópio vai ajudar os astrônomos a calcular informações como a idade, tamanho e movimento das estrelas como nunca antes, além de fornecer detalhes sobre a composição química das estrelas.

Além disso, estimam cientistas ouvidos pelo diário britânico “The Telegraph” é esperado que o equipamento - que custou 630 milhões de libras, ou R$ 2,1 bilhões - ajude a descobrir 5 mil novos planetas fora do Sistema Solar, assim como outros objetos que estão fora da nossa galáxia

Eles também esperam descobrir mais de 5.000 novos planetas fora do nosso sistema solar, juntamente com outros objetos que estão fora da nossa galáxia.

- Gaia é um sonho astrônomos - disse Alvaro Gimenez, diretor de ciência da Agência Espacial Europeia, ao jornal do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário