quinta-feira, 20 de junho de 2013

Telescópio espacial Herschel cessa a sua actividade

«Ciência Hoje» acompanhou a missão, noticiando as mais importantes descobertas da sonda da ESA


(Ciência Hoje - Portugal) A reserva de hélio líquido do observatório espacial Herschel da Agência Espacial Europeia (ESA) terminou, marcando assim o fim da sua actividade, informaram os responsáveis pela missão.

Em Março passado, a ESA alertou que a actividade do Herschel poderia terminar a qualquer momento, à medida que se esgotava o hélio líquido refrigerador que possibilitava o funcionamento dos seus instrumentos. O responsável pela missão, Martin Kessler, enviou já a ordem final para desligar o observatório.

O Herschel, que recebeu o seu nome em homenagem ao astrónomo britânico William Herschel (que em 1800 descobriu a faixa do espectro eletromagnético hoje denominada infravermelho), é o maior telescópio de infravermelhos já enviado para espaço. Foi lançado em Maio de 2009 para estudar o Universo frio, regiões de gás e pó que não são suficientemente quentes para emitirem radiação de luz visível ao olho humano.

Esta missão foi a primeira a cobrir toda a gama de comprimentos de onda que vai desde o infravermelho distante até ao submilimétrico, o que tornou possível estudar essas regiões e proporcionar novos conhecimentos sobre a origem e a evolução das estrelas e a galáxias.

Para levar a cabo estas observações, os detectores das suas duas câmaras devem esfriar-se a menos 271 graus centígrados “perto do zero absoluto”, explicou a ESA.

Estes detectores encontram-se na parte superior de um tanque cheio de hélio líquido que, por sua vez, está dentro de um recipiente térmico gigante que quando foi lançado para o espaço continha aproximadamente 2300 litros de hélio, o que garantia três anos e meio de operações.
----
Imagem no UOL
----
E mais:
Fotos espaciais do gigantesco telescópio Herschel (Epoch Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário