terça-feira, 25 de junho de 2013

Satélite descobridor de exoplanetas vai ser aposentado, diz agência

CoRoT sofreu problemas técnicos e já não responde a comandos. Agência Espacial Francesa divulgou decisão nesta segunda-feira (24).


(G1) A Agência Espacial Francessa (CNES) divulgou nesta segunda-feira (24) que o satélite CoRoT será desligado, encerrando a missão de descobrir exoplanetas e explorar a composição interna de estrelas.

O CoRoT, sigla em inglês para Convecção, Rotação e Trânsito Planetário, foi lançado em dezembro de 2006 e sua missão durou mais que o tempo previsto pelos pesquisadores.

Foi a primeira missão espacial dedicada a procurar exoplanetas e desde 2007 já encontrou 34 (todos confirmados posteriormente) e mais 5 outros que estão próximos de serem confirmados.

Entre os numerosos achados do satélite figura o exoplaneta CoRoT-9b, que tem o tamanho de Júpiter e orbita uma estrela semelhante ao Sol e que foi descoberta na constelação de Serpente, há 1.500 anos-luz de distância da Terra.

Falhas
De acordo com o blogueiro do G1, o astrônomo Cássio Barbosa, em 2 de novembro do ano passado o sistema de transmissão de dados do equipamento parou de funcionar. A telemetria mostra que todos os outros sistemas estão funcionando perfeitamente, pois toda ordem vinda da Terra é processada. No entanto, o CoRoT não responde.

Os engenheiros sabem disso por que a temperatura interna dos circuitos aumenta todas as vezes que enviam algum comando.

As falhas no sistema de transmissão de dados e seu backup aconteceram quando o satélite passava sobre uma região chamada Anomalia Magnética do Atlântico Sul. Nessa região, o cinturão de Van Allen, com partículas carregadas que envolve a Terra, se aprofunda.

Essa anomalia é conhecida e muito temida pelos engenheiros de satélites, pois qualquer equipamento que tenha que atravessar a região precisa ter uma blindagem muito mais robusta, como acontece com a Estação Espacial Internacional.

Ao que parece, a causa mais provável da falha foi uma sobrecarga ou mesmo um curto circuito provocado pelas correntes induzidas nos circuitos elétricos.
----
Matérias similares no R7UOL e Astronomia On Line - Portugal
----
E mais:
Astrônomos perdem dois telescópios espaciais (Ulisses Capozzoli - Scientific American Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário