quarta-feira, 5 de junho de 2013

Como funciona um telescópio?

Muitas imagens do universo que vemos em sites de astronomia podem ter sido coloridas artificialmente



(Agência Ciência Web) Boa parte do universo que conhecemos só pode ser observado por conta das imagens reproduzidas pelos telescópios. Mas como essas imagens tão fantásticas de conglomerados de estrelas, planetas e tantos outros corpos celestes presentes no espaço são feitas?

Um telescópio nada mais é do que um olho grande. Quando enxergamos um objeto, a luz que o olho recebe fica marcada fisicamente na retina, ocupando um espaço que é proporcional ao tamanho desse objeto. Como nosso olho é muito pequeno para enxergar tão longe, foram inventados conjuntos de lentes e espelhos que proporcionam imagens ampliadas.

O físico e especialista em ensino de Astronomia do Observatório Dietrich Schiel André Luiz da Silva, explica que, basicamente, existem três tipos de telescópios: os refratores, os refletores e os catadióptricos. “Os refratores usam apenas lentes para coletar a luz. A lente que coleta a luz se chama ‘objetiva’. Os refletores coletam luz através de um espelho côncavo, chamado ‘espelho primário’ e os catadióptricos usam uma combinação de lentes e espelhos”, diz.

Esses telescópios coletam a luz e concentram em outro ponto e então são colocadas lentes oculares que permitem a observação ampliada do objeto celeste ou terrestre.

André explica ainda que algumas imagens astronômicas que vemos são configuradas para apresentar a forma como veríamos determinado astro se estivéssemos muito perto deles, sem o auxílio de qualquer equipamento. Eles mostram a “cor real” do astro. Por outro lado, muitas das imagens que vemos nos sites de Astronomia são coloridas artificialmente, seja para realçar algumas propriedades químicas ou luminosas deles, ou porque é feita por telescópios que operam em uma faixa de frequências que não é visível ao olho humano e, portanto, precisamos atribuir cores conhecidas para poder “perceber” essas “cores invisíveis” que nossos olhos não foram feitos para perceber naturalmente.

Como é feito um telescópio?
André conta que montar um telescópio é um processo trabalhoso. “Há técnicas especiais que permitem a construção de um espelho côncavo – esférico ou parabólico – a partir de discos de vidro. Além do espelho, que dá um bom trabalho para ser construído, há a ‘montagem’, que é um tripé especial para telescópios. A chamada de ‘montagem equatorial’ permite com facilidade o acompanhamento do movimento aparente do astro observado pelo céu, ideal para a astrofotografia”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário