quinta-feira, 14 de março de 2013

'Supercaminhão' de 28 rodas é usado para deslocar telescópios na altitude

Veículo foi desenvolvido especialmente para o observatório Alma, no Chile. Conjunto de antenas a 5 mil metros foi inaugurado nesta quarta (13).



(G1) Um dos principais recursos do novo megaobservatório astronômico Alma inaugurado nesta quarta-feira (13), a 5 mil metros de altitude, no Chile, é a possibilidade de deslocar suas antenas por uma área com 16 quilômetros de raio, permitindo captar a radiação de corpos celestes distantes de diferentes maneiras.

As antenas do Alma pesam cerca de 100 toneladas e, para mudá-las de lugar, foi desenvolvido um transportador especial de 28 rodas. Ele se desloca a até 12 quilômetros por hora (sem carga) e tem um sistema para manter as antenas estáveis em caso de um terremoto.

Somente para tirar cada antena do chão, o transportador precisa de cerca de meia hora.

O Alma possui dois desses veículos. Eles ganharam os nomes de Otto e Lore. O deslocamento das antenas radiotelescópicas é tão lento que o cientistas do observatório esperam mudar completamente a configuração das 66 antenas do conjunto apenas poucas vezes por ano - os técnicos têm capacidade de tirar e recolocar em outro lugar apenas uma antena por dia.

Antes de começar cada temporada de observação, eles já têm um planejamento de como os equipamentos serão deslocados durante o período.
----
Mais imagens e vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário