segunda-feira, 29 de outubro de 2012

China revela radiotelescópio gigante em Shangai



(UOL) A China divulgou o local de seu radiotelescópio gigante no último domingo (28). O instrumento de observação espacial está no pé das montanhas Sheshan, em Xangai, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

O radiotelescópio recém-construído, que tem 70 metros de altura e pesa mais de 2,65 toneladas, pode pegar oito diferentes bandas de frequência e rastrear satélites da Terra e sondas de exploração lunar, disse Hong Xiaoyu, diretor do Observatório Astronômico de Xangai. Os radiotelescópios trabalham com frequência de ondas eletromagnéticas de rádio e se diferenciam dos telescópios, que dimensionam a parte visível de ondas eletromagnéticas.

"Esperamos que ele entre em operação o mais cedo possível para que possamos usá-lo na observação da sonda lunar Chang'e-2 [lançada ao espaço em 2010]", disse Wu Weiren, chefe do projeto chinês lunar.

O radiotelescópio usará a técnica de observação VLBI (Very Long Baseline Interferometry, em inglês), um tipo de interferometria astronômica usada na radioastronomia já que pode coletar dados precisos e aumentar a sua resolução angular durante a observação astronômica. O sistema chinês de VLBI é composto de quatro telescópios nas cidades de Xangai, Pequim, Kunming, Urumqi, além de ter um centro de dados em Xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário