terça-feira, 10 de abril de 2012

Radiotelescópio português vai cartografar Via Láctea

Equipamento é inaugurado amanhã em Pampilhosa da Serra





(Ciência Hoje - Portugal) A Câmara da Pampilhosa da Serra vai inaugurar amanhã uma antena que visa cartografar a Via Láctea.

Trata-se de um pequeno radiotelescópio, denominado SRT (Small Radio Telescope), que funcionará em Portugal no âmbito do projecto europeu «Connecting Classrooms to the Milky Way», que contempla também a instalação de equipamentos idênticos em França, Espanha, Polónia e Roménia.

A coordenação deste projecto financiado pelo programa Comenius da Comissão Europeia, cabe à Universidade de Paris VI Pierre et Maria Curie. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo Núcleo Interativo de Astronomia.

Segundo disse José Brito à Lusa, o objectivo é “tirar partido de equipamentos” que permitirão fazer do concelho “quase um centro de ciências” espaciais.

“Fazer mais do mesmo não adianta e não atrai”, declarou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

Domingos Barbosa, docente da Universidade de Aveiro, que tem acompanhado a instalação de diversas infra-estruturas tecnológicas na Pampilhosa da Serra, realçou que a antena STR “é um equipamento inovador, na fronteira da educação e da ciência”.

A antena portuguesa STR, tal como as restantes, no conjunto dos seis países da União Europeia que integram o projecto, “pode ser operada remotamente pela comunidade escolar”, através da Internet.

Esta inovação permitirá “a introdução de diversas temáticas de forma inovadora”, como o Sol, a galáxia Via Láctea, a matéria escura, o papel das tecnologias de informação e a electrónica.

No âmbito do projecto, vai ser desenvolvida pelos países envolvidos “a primeira rede europeia de radiotelescópios para educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário