Cerca de 3100 visitantes participaram do Dia Aberto do ESO 2011.
(JC) No sábado, 15 de outubro o Observatório Europeu do Sul abriu ao público as portas da sua sede em Garching bei Munchen, Alemanha. Durante todo o dia, milhares de visitantes tiveram a oportunidade de construir uma réplica em escala do espelho do maior telescópio do mundo em fase de planejamento - o European Extremely Large Telescope (E-ELT) - e de experimentar muitas outras atividades relacionadas com o trabalho do ESO.
Cerca de 3100 visitantes estiveram na sede do ESO no sábado, interessados em saber mais sobre as infraestruturas de vanguarda do ESO e respectivos resultados científicos. Os participantes do Dia Aberto do ESO 2011 tiveram uma enorme variedade de atividades para escolher. O ponto alto do dia foi a construção de um espelho fictício para o European Extremely Large Telescope (E-ELT), atividade que deu aos participantes a oportunidade de tomarem consciência da verdadeira dimensão do maior olho no céu do mundo.
Os visitantes fizeram fila para colocar 798 pedaços de cartão em forma de hexágonos com cerca de 1,4 metros de um lado ao outro nas suas posições correspondentes. Utilizando cavilhas e um esquema do espelho desenhado no chão, os visitantes colocaram os hexágonos de maneira a formarem o gigantesco espelho. Simultaneamente, a construção foi filmada a partir do telhado do edifício. Uma vez acabado, o espelho, colocado junto à sede do ESO, media 39,3 metros de um lado ao outro e ocupava uma área total de quase 1000 metros quadrados.
O auditório do ESO ofereceu diversas palestras sobre tópicos atuais de astronomia. Também a partir do auditório estabeleceram-se várias ligações ao observatório do Paranal, no Chile, o que deu às pessoas a oportunidade de dialogarem ao vivo com os astrônomos do ESO que trabalham no Paranal. Pais e crianças apreciaram as suas fotografias tiradas em infravermelho e foram feitas observações do Sol através de telescópios. Entre várias atividades, os visitantes puderam escrever postais a partir dos confins do Universo para as suas famílias e amigos - postais esses que serão enviados pelo ESO - e viajaram por entre as estrelas no planetário Skyslan e com o programa Stellarium.
Estiveram abertas ao público três exposições sobre os observatórios do ESO: o Very Large Telescope (VLT), o Atacama Large Millimeter/submillimiter Array (ALMA) e o European Extremely Large Telescope (E-ELT). Os visitantes puderam ver protótipos de componentes para o E-ELT, incluindo um espelho gigante deformável, e puderam também controlar um segmento real do espelho primário do E-ELT. Fizeram ainda uma visita virtual pelo E-ELT e conduziram virtualmente um enorme transportador de antenas ALMA.
O Dia Aberto 2011 é organizado por institutos do Campus acadêmico de Garching. Para mais informações acerca das diversas atividades realizadas acesse: http://www.forschung-garching.de.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário