segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encontro de raios



(Cesar Baima - O Globo) Nesta segunda-feira, o Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou foto de uma raio laser parecendo atingir um raio de uma tempestade que desabou sobre o telescópio da instituição em Wendelstein, na Alemanha, capturada no último dia 18 de agosto.

Os raios laser são usados no processo de ótica adaptativa dos grandes observatórios. A técnica foi criada para compensar as distorções produzidas pela movimentação da atmosfera terrestre que interferem nas imagens e são responsáveis, por exemplo, pela cintilação das estrelas. Ela consiste na criação de uma “estrela artificial” a cerca de 90 quilômetros de altitude. Ao medir as interferências atmosféricas nesta estrela de laser, os cientistas podem compensar seus efeitos nas observações astronômicas e obter imagens mais nítidas.

A laser de Wendelstein faz parte de uma nova geração destes aparelhos em que a fonte emissora do raio e o pequeno telescópio que o acompanha foram montados em uma estrutura única que pode ser transportada e integrada aos grandes observatórios da instituição instalados no Chile. Aliás, a tempestade da foto é mais uma amostra do por que eles estarem instalados no Deserto do Atacama. Ao chegar no telescópio na Alemanha, ela forçou o encerramento de suas operações naquela noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário