sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sucessor do Hubble, telescópio James Webb já tem espelhos prontos


(Efe / Folha) Os espelhos do telescópio James Webb, que a Nasa deve lançar ao espaço em 2014 para estudar o universo em frequência infravermelha, já estão prontos para observar as primeiras galáxias, informou a agência espacial americana em comunicado.

Os espelhos são uma parte essencial de um telescópio e a qualidade deles é crucial para o bom uso do objeto. Por isso, a conclusão do processo de elaboração de todos os espelhos que estarão a bordo do telescópio espacial representa um "importante marco", destacou a Nasa.

O telescópio Webb é composto por quatro tipos de espelhos. O principal tem uma área de aproximadamente 25 metros quadrados, e permitirá aos cientistas capturar a luz mais fraca dos objetos distantes no universo mais rápido que qualquer observatório anterior.

Os espelhos são feitos de berílio (elemento químico metálico utilizado para endurecer ligas de metais) e trabalharão juntos para transmitir as imagens do céu às câmeras do telescópio.

O telescópio James Webb, elaborado para ser o telescópio espacial mais moderno do mundo, será o sucessor do Hubble, lançado ao espaço em 1990. O tamanho de seu espelho principal é nove vezes maior que o do Hubble.

Uma vez construído, será o mais potente do mundo, mas ainda terá de esperar. Mais de 75% de seu hardware ainda está em fase de produção ou de testes.

Os cientistas esperam poder observar os objetos mais distantes no universo e ter imagens das primeiras galáxias formadas, assim como estudar os planetas que rodeiam estrelas distantes.

A Nasa, a ESA (Agência Espacial Europeia) e a Agência Espacial Canadense colaboram neste projeto.
----
Matérias similares no iG, Terra e R7
----
E mais:
Proposta de orçamento da Nasa pode cancelar substituto do Hubble (G1), com matérias similares na Veja e Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário