sábado, 23 de julho de 2011

Radiotelescópio russo Spektr R aciona sua antena gigante

(AFP / Terra) Cientistas do radiotelescópio russo Spektr R levantaram neste sábado uma antena de dez metros de diâmetro, que vai ajudar na exploração dos confins do universo, anunciou a agência espacial federal Roskosmos. "A operação (...) foi realizada com sucesso", segundo um comunicado da Roskosmos.

O radiotelescópio Spektr R foi colocado em órbita na segunda-feira, a partir do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão. Segundo a agência Interfax, os cientistas do instituto Lavotshkin, a cargo do projeto, começaram na sexta-feira a operação.

O radiotelescópio Spektr R, conhecido como o Hubble russo, em referência ao americano, permitirá observações muito precisas do universo, prometendo revolucionar a cosmologia. Permitirá aos cientistas estudar o céu com a ajuda de um processo denominado interferometria, possibilitando uma resulução 10 mil vezes maior que a do telescópio espacial Hubble. Será capaz de distinguir objetos separados por um ângulo de sete microarcossegundos.

O equipamento, batizado Radio Astron, vai trabalhar em conjunto com outros radiotelescópios na superfície do planeta.

Assim, ao combinar os sinais captados com os de antenas em terra, as observações resultantes serão muito nítidas, transmitindo detalhes sem precedentes de objetos, como a galáxia M87. Estudará, principalmente, os buracos negros, as estrelas de nêutrons na Via Láctea, os quasares, os pulsares e permanecerá em órbita no mínimo cinco anos.

O radiotelescópio observará a Lua como parte de alguns testes, até começar seu programa de exploração do espaço profundo, dentro de três meses, segundo a Interfax. O lançamento deste radiotelescópio representa todo um acontecimento para o programa espacial russo, uma vez que se trata do primeiro projeto de exploração, em anos, das regiões mais remotas do espaço. Permitirá aos cientistas calcular, inclusive, a atual taxa de expansão do Universo e como ela é afetada pela energia escura.
----
Matérias similares no JB, Yahoo, Veja e DN - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário