terça-feira, 19 de abril de 2011

Mapeando o Universo em Infravermelho Parte 1: WISE Lança a Primeira Parte da Base de Dados de Sua Pesquisa


(WISE / Cienctec) Essa imagem é um mapa da porção do céu coberto pelo lançamento preliminar de dados do WISE. O WISE vasculhou todo o céu em quatro comprimentos de onda do infravermelho em 2010. Em 14 de Abril de 2011, a equipe do WISE lançou os dados representativos de 57% do céu observado pelo WISE. Esses dados preliminares irão permitir aos astrônomos e aos entusiastas da astronomia em todo o mundo explorar o céu como observado pelo WISE. Isso também permitirá à equipe do WISE aplicar qualquer lição aprendida para o lançamento final dos dados planejado para acontecer em 2012 que cobrirá 100% do céu.

O céu pode ser pensado como uma esfera que nos envolve em três dimensões. Para fazer um mapa do céu, os astrônomos projetam suas observações em duas dimensões. Vários métodos são usados para projetar objetos 3D em mapas 2D, mas a projeção usada nessa imagem do céu é chamada de Aitoff, denominada assim depois que um geógrafo com esse nome a inventou. Ela divide a esfera 3D do céu e fatia um hemisfério aberto, e então horizontaliza tudo em uma forma oval. Qualquer projeção cria distorções, então as pessoas normalmente escolhem a projeção com base no que a projeção causa mínima distorção. Esse mapa está centrado na Via Láctea. O plano da galáxia corre ao longo do equador, e o centro da galáxia está no centro do mapa, onde as distorções da projeção são mínimas.

As regiões em cinza fazem parte do céu que não foi contemplado por esses dados preliminares do WISE. Para as regiões com dado, as cores são representativas: azul e ciano, representa os dados dos detectores de 3.4 e 4.6 mícron do WISE, e verde e vermelho representam os dados dos detectores de 12 e 22 mícron do WISE. As cores azul e ciano revelam mais sobre a luz das estrelas enquanto que as cores verde e vermelho revelam mais sobre a poeira aquecida.

Quando se observa todo o céu de uma vez em uma imagem que, por exemplo, se ajusta à tela do seu computador, somente as grandes estruturas são visíveis, como a banda da Via Láctea. Apesar disso, cada imagem do WISE cai em algum lugar dentro da estrutura oval e algumas regiões que aparecem em destaque nas imagens do WISE são aqui realçadas. À esquerda, no plano da Via Láctea está o par de nbulosas do Coração e da Alma. Também, próximo ao Coração e a Alma, mas atrás do plano da Via Láctea está a Nebulosa da Califórnia. Acima do plano da Via Láctea à esquerda está o par de galáxias dançantes M81 e M82. A área nebulosa brilhante verde acima do centro da Via Láctea é a região da Rho Ophiuchi. Acima e à direita da Rho Ophiuchi está a galáxia do Cata-Vento do sul, também conhecida como M83. Abaixo e no centro da Via Láctea estão dois aglomerados estelares, o Aglomerado Coronet e o NGC 6723. À direita, abaixo do plano da Via Láctea está a constelação de Orion juntamente com o anel da Lambda Orionis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário