quinta-feira, 28 de abril de 2011

Endeavour leva equipamento para desvendar lado escuro do universo



(Reuters / Terra) Um equipamento que deve ser lançado a bordo do ônibus espacial Endeavour na sexta-feira, nos Estados Unidos, foi projetado para fornecer aos cientistas o primeiro estudo detalhado sobre as partículas com cargas elétricas que correm pelo cosmos.

As imagens proporcionadas pelo Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), que foi montado no centro de pesquisa Cern, perto de Genebra, na Suíça, poderão jogar luz sobre a chamada matéria escura do universo - a matéria que até agora não foi encontrada, mas é necessária para explicar o que é observável.

Assim, O AMS poderá reformular a compreensão moderna sobre o universo, de forma muito parecida como o Telescópio Espacial Hubble desbravou novas fronteiras da astronomia, sendo responsável inclusive pela surpreendente descoberta de que a taxa de expansão do universo está acelerando.

"Os raios cósmicos com carga são uma área da ciência praticamente inexplorada", disse o físico Samuel Ting, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Laureado com um Nobel, ele lidera a equipe de 600 pessoas que desenvolveram o AMS ao custo de US$ 2 bilhões.

Lado escuro
Estrelas, planetas, gás, poeira e outros fenômenos detectáveis são responsáveis por menos de 10% da matéria que se acredita existir. Sem a matéria escura ou algum outro fenômeno, as galáxias seriam incapazes de se manterem como são.

Embora por definição, a matéria escura não possa ser detectada diretamente, estudos mostram que a colisão de partículas escuras deve deixar pegadas reveladoras na forma de pósitrons, um tipo de partícula da matéria normal.
----
Matérias similares na Folha, R7, Inovação Tecnológica, Público - Portugal e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário