terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Uma Nova Era na Astronomia o E-ELT


(ESO / Cienctec) À medida que o Sol se põe sobre o Cerro Armazones, os planos avançam na construção do maior olho para o céu do mundo: o European Extreme Large Telescope do ESO, ou E-ELT. Com um espelho primário de 42 metros de diâmetro o E-ELT fará com que todos os telescópios existentes pareçam anões.

A seleção do local tem sido uma parte vital dos planos para o E-ELT. Durante alguns anos uma equipe de especialistas investigaram locais ao redor do mundo, procurando pela melhor localização para a instalação desse ambicioso projeto. O local para o E-ELT precisa ser remoto o suficiente para não ter influência de problemas como a poluição luminosa, mas também precisa ser um local capaz de abrigar uma infraestrutura necessária para a construção e operação do observatório, e para acomodar as mais de 150 pessoas que devem trabalhar ali. Estações de monitoramento como essa mostrada na imagem acima foram instaladas para testar as condições dos locais previamente escolhidos de maneira científica medindo parâmetros que incluíram a turbulência atmosférica e os níveis de vapor d’água. Com o melhor entendimento da atmosfera no local, a equipe foi capaz de determinar o melhor local potencial para que se obtenha a ciência de melhor qualidade.

A lista de locais potencial incluía a Argentina, Chile, Marrocos e Espanha. O Cerro Armazones, no Chile, mostrado na foto acima, foi finalmente selecionado como o local para instalação do E-ELT devido a ter um balanço de qualidade do céu juntamente com todos os outros aspectos e poder se operado de maneira integrada juntamente com o já existente Paranal Observatory do ESO. O Cerro Armazones está localizado a 20 quilômetros do Paranal e 130 quilômetros da cidade mais próxima. Ele está a 3060 metros acima do nível do mar e possui 350 noites livres de nuvens por ano.

A construção do E-ELT é uma grande obra que levará alguns anos para ser terminada. O início das construções está planejado para 2011, com o início das operações planejadas para o início da próxima década. Quando as observações com o E-ELT começarem um nova era terá início na astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário