terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fabricação Mecânica do STELES


(LNA / Brazilian Space) O espectrógrafo STELES, que vem sendo desenvolvido no LNA para o telescópio SOAR, possui 20 subconjuntos.Trata-se de 17 subconjuntos optomecânicos, sendo que 9 desses subconjuntos são duplicados, ou seja, possuem dois componentes similares espelhados, um para o canal azul e outro para o canal vermelho e ainda 3 subconjuntos de suporte, sendo duas estruturas para montagem e testes e um sistema para levantamento e montagem da bancada no telescópio. Dos 20 subconjuntos do instrumento, 7 encontram-se completamente prontos e montados, 7 encontram-se em fase avançada de fabricação e os demais terão sua fabricação iniciada em breve.

Em outubro, foi concluída a fabricação e montagem de dois dos maiores e mais importantes subconjuntos do instrumento: a bancada e os suportes de montagem da bancada no telescópio.

A bancada do STELES será montada diretamente na base do telescópio na posição vertical, o que o torna um instrumento mecanicamente mais complexo que um espectrógrafo de bancada horizontal. Primeiramente, como o plano da bancada e o plano ótico estão paralelos a direção da gravidade, cuidados adicionais devem ser tomados em todo o projeto e seus cálculos para garantir a estabilidade e a rigidez tanto da bancada como dos componentes optomecanicos.

Outro ponto critico e o fato da bancada ser montada na base do telescópio, recebendo a luz diretamente deste. Os suportes da bancada precisam ser capaz de, alem de suportar um instrumento de uma tonelada montado verticalmente, possibilitarem o ajuste preciso de toda essa massa na posição exata de modo que a luz proveniente do telescópio incida no instrumento exatamente como determinado pelo projeto ótico. Finalmente, o instrumento precisa ser isolado das vibrações provenientes do telescópio.

Com a bancada montada, testada e aprovada, estamos agora montando e testando cada um dos subconjuntos opto-mecânicos e posicionando-os na bancada para aguardar a chegada da ótica. A ótica do STELES esta sendo fabricada na Jenoptik Optical Systems (EUA) e tem entrega prevista para fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário