segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VLT - Um Verdadeiro Monumento da Ciência Moderna


(ESO / Cienctec) No topo remoto de uma montanha a 2600 metros de altura acima do nível do mar no Deserto do Atacama no Chile, localiza-se o mais avançado observatório de luz visível do mundo. O Very Large Telescope (VLT) do European Sothern Observatory, não é somente uma janela para o universo, ele é também a celebração do que há de mais moderno em ciência e tecnologia no mundo atual.

Essa foto, aqui reproduzida, mostra dois dos quatro Unit Telescopes que fazem parte do VLT. Com o seu gigantesco espelho de 8.2 metros de diâmetro, detectores sensíveis, e o estado da arte dos instrumentos adaptativos ópticos, o VLT usa a fronteira tecnológica toda vez que tem oportunidade. Mesmo os domos dos telescópios, são altamente avançados, sendo controlados termicamente para reduzir a turbulência do ar na estrutura do telescópio.

Toda noite o VLT estuda o céu para fazer descobertas sobre o universo. O que se pode ver nessa imagem cruzando o céu entre os dois telescópios é o plano da via Láctea. Contendo bilhões de estrelas esse é o nosso cantinho no universo, mas a visão do VLT pode ir muito mais profundo que isso, e chegar até os extremos do espaço, tudo em nome da ciência e das descobertas que mudam a cada momento nossa maneira de encarar o mundo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário