quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Observatório produz melhor imagem já feita de mancha solar em luz visível

O BBSO é o maior instrumento baseado na superfície da Terra a se dedicar a observações do Sol


(Estadão) O Observatório Solar Big Bear (BBSO), nos Estados Unidos, inaugurou seu espelho de óptica adaptativa, que é capaz de se deformar para compensar variações na atmosfera, e fez o que a revista francesa Ciel et l’Espace chama de "a mais detalhada foto de uma mancha solar já obtida em luz visível". A publicação dedicará várias páginas de sua edição de setembro a imagens produzidas pelo novo espelho o observatório.

O BBSO é o maior instrumento baseado na superfície da Terra a se dedicar a observações do Sol. As imagens foram feitas no início de julho, com o espelho controlado por 97 atuadores. Até meados de 2011, o observatório espera ter um espelho capaz de ser deformado por 349 atuadores diferentes.

Cientistas acreditam que estruturas magnéticas solares, como manchas solares, são importantes para a compreensão do clima espacial. Esse clima, formado por partículas e campos magnéticos com origem no Sol, afeta o clima terrestre, as telecomunicações e até mesmo a transmissão de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário