segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Detector de matéria escura parte amanhã do Cern rumo à ISS

Imagem gerada por computador do novo espectrômetro a ser acoplado na Estação Espacial Internacional



(Efe / Folha) O Espectrômetro Alfa Magnético (AMS, sigla em inglês), instrumento projetado para detectar a antimatéria e a matéria escura, sairá nesta terça-feira (24) do Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern), em Genebra, Suíça.

Esta é uma nova etapa de sua viagem em direção à Estação Espacial Internacional (ISS).

O detector AMS será transportado do Cern até o Aeroporto Internacional de Genebra, onde permanecerá até quinta-feira (26), quando voa até o Centro Espacial Kennedy, da Nasa (agência espacial americana), na Flórida (EUA), a bordo de um avião da Força Aérea americana.

O AMS vai examinar aspactos fundamentais sobre a matéria e a origem do Universo, diretamente do espaço, e seu principal objetivo científico é a busca da chamada "matéria escura", que se supõe corresponder a 23% do Universo, mas que ainda não foi detectada de fato.

O aparelho também buscará a antimatéria --partículas de mesma massa e rotação da matéria "comum", mas com carga elétrica oposta.

Os elementos do detector AMS foram construídos por uma equpe internacional com contribuições de vários países europeus.

Este programa científico do AMS complementa o que se desenvolve do Grande Colisor de Hádrons (LHC), conhecido como a "Máquina do Big Bang".

O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo e se localiza no Cern, em um gigantesco túnel subterrâneo de 27 quilômetros de cirunferência, sob a fronteira entre a Suíça e a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário