segunda-feira, 14 de junho de 2010

Maior radiotelescópio do mundo inaugurado na Holanda

Observações podem trazer novidades sobre o momento que antecedeu o Big Bang

Radiotelescópio tem 24 mil antenas (ASTRON)

(Ciência Hoje - Portugal) O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR, foi inaugurado sábado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda, anunciou o Instituto Holandês de Radioastronomia (ASTRON).

Femke Boekhorst, uma porta-voz do Instituto Holandês de Radioastronomia, explicou que este radiotelescópio permite captar sinais cuja frequência é mais baixa do que a da luz visível.

“É muito sensível e permite captar sinais fracos provenientes de corpos celestiais muito longínquos”, acrescentou Boekhorst.

“As observações que será possível fazer graças ao radiotelescópio vão permitir aprender mais sobre o início do universo, até ao momento exactamente antes do Big Bang”, sublinhou a porta-voz.

Contrariamente aos radiotelescópios tradicionais, o LOFAR (LOw Frequency ARray) não tem parábola, mas é constituído por 25 mil antenas que medem de 50 centímetros a dois metros de altura repartidas pela Holanda, Alemanha, Suécia, França e Grã-Bretanha.

LOFAR capta espaços mais amplos e sinais longínquos (Crédito: ASTRON)


"Quando se combinam todas as antenas, tem-se um telescópio gigante cujo diâmetro vai até mil quilómetros”, precisou Boekhorst.

Os “radiotelescópios que têm uma parábola devem ser orientados para um ponto bem preciso no espaço, enquanto este permite captar uma parte do espaço muito mais ampla”, sublinhou Femke Boekhorst.

Os dados registados serão centralizados num super-computador situado na universidade de Groningen e transmitidos para o ASTRON para que possam ser estudados.

Um comentário: