terça-feira, 18 de maio de 2010

Maior telescópio óptico terrestre em destaque na FEUP

Apresentação dos programas de Engenharia do Observatório Europeu do Sul


(Ciência Hoje - Portugal) Roberto Tamai, director de tecnologia do Observatório Europeu do Sul (ESO) e Jason Spyromillo director do projecto European Extremely Large Telescope (E-ELT) – o maior telescópio óptico terrestre –, vão estar presentes amanhã, pelas 14h, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para falarem dos seus programas de Engenharia à comunidade académica. Esta iniciativa é aberta ao público e tem entrada livre.

A palestra contará também com a presença de Raul Esteves e Carlos Correia, engenheiros FEUP, que realizaram estágios no ESO através da Agência de Inovação (ADI) e que partilharão as suas experiências com os estudantes da faculdade.

A iniciativa tem como objectivo a apresentação do ESO e das suas actividades ligadas à engenharia moderna, sistemas de informação, engenharia electrotécnica e engenharia mecânica aos estudantes, bem como, a apresentação das oportunidades de Bolsas ADI aos alunos finalistas da FEUP.

O convite partiu do Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço (SIM) Pólo FEUP, recentemente criado no âmbito do Departamento de Engenharia Física da FEUP. A organização está a cargo de Paulo Garcia docente e responsável pelo Pólo FEUP do SIM.

O Observatório Europeu do Sul é uma organização intergovernamental, da qual Portugal é membro desde 2000, e mantém a mais avançada infra-estrutura de telescópios e antenas rádio no solo. A sua sede está localizada perto de Munique, na Alemanha. O E-ELT é um projecto para criar o maior telescópio óptico terrestre, com um espelho de 42 metros de diâmetro, e têm um orçamento de mil milhões de euros.

A ADI lança anualmente, em Maio, um concurso para engenheiros recém-licenciados terem a oportunidades de estagiar em organizações internacionais como o ESO, a ESA (Agência Espacial Europeia) e o CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear).

Nenhum comentário:

Postar um comentário