quarta-feira, 5 de maio de 2010

Avaliação independente autoriza construção de sucessor do Hubble

Telescópio Espacial James Webb começará a montagem final em 2012 e será lançado em 2014

Ilustração do Telescópio james Webb posicionado no espaço sideral. Divulgação/Nasa

(Estadão) O Telescópio Espacial James Webb passou pelo estágio mais importante de sua elaboração até agora, a Revisão Crítica de Design da Missão. A aprovação significa que a Nasa está autorizada a dar prosseguimento à construção do instrumento, e que, na opinião dos avaliadores, o observatório, da forma como está projetado, cumprirá todos os requisitos científicos e de engenharia previstos em seu mandado.

"A equipe independente que conduziu a revisão confirmou que os projetos, equipamentos e testes previstos para o Webb trarão as capacidades fantásticas previstas", disse, em nota, Eric Smith, cientista ligado ao telescópio, que deve ir ao espaço em 2014.

A avaliação ocorre após sete anos de trabalho no Webb. A revisão crítica envolveu todas as análises anteriores a que o projeto já havia sido submetido.

Embora a aprovação oficial para construção do telescópio tenha vindo da revisão crítica, o desenvolvimento de partes do Webb já está em andamento há anos. Dezoito segmentos do espelho primário estão sendo polidos, e a estrutura que sustentará os espelhos também se encontra em fabricação.

As três partes principais do Webb - o módulo de instrumentos científicos, o elemento de telescópio óptico e a nave espacial em si - serão produzidas, montadas e testadas separadamente antes de serem entregues para a integração final, que deve começar em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário