sexta-feira, 5 de março de 2010

Chile foi escolhido para acolher Telescópio E-ELT

ESO avança que ubicação escolhida tem melhor equilíbrio celeste

E-ELT será o maior telescópio a observar na região do visível (Ilustração: ESO)

(Ciência Hoje - Portugal)O Observatório do Sul Europeu (ESO) informou hoje que Armazones, no Chile, foi a opção escolhida para acolher o futuro Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT).

Segundo avançou a instituição em comunicado, todos os aspirantes “têm excelentes condições”, mas Armazones conta com “o melhor equilíbrio celeste”. A lista final tinha a escolha entre seis ubicações, das quais cinco eram chilenas (Tolanchar, Ventarrones, Vicuña, Mackenna e Armazones) e uma espanhola (a ilha de La Palma).

Segundo vários diários espanhóis, o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) mostra interesse em negociar a possibilidade de conseguir que o E-ELT se instale em La Palma, por existirem ainda aspectos favoráveis que “ainda não foram analisados pelo ESO”.

Com o seu espelho principal de 42 metros de diâmetro, este será o maior telescópio a observar na região do visível. Será quatro a cinco vezes maior que os actuais telescópios de última geração – como o o Telescópio de 30 Metros (Thirty-Meter Telescope) e o Telescópio Gigante de Magalhães (Giant Magellan Telescope) – e poderá recolher 15 vezes mais radiação.

Telescópio proporcionará conhecimento na astrofísica

Conceito modular
O espelho de 42 metros será composto por pelo menos mil segmentos hexagonais de 1.4 metros de largura e cinco centímetros de espessura. Todo o conceito é modular, de tal forma que as peças podem ser fabricadas em grandes quantidades, reduzindo assim o custo de maneira drástica.

Os Telescópios de Enorme Dimensão são vistos a nível mundial como uma das maiores prioridades da astronomia feita a partir do solo e irão proporcionar um enorme avanço do conhecimento na astrofísica em áreas como, o estudo detalhado de planetas extrasolares, os primeiros objectos do Universo, buracos negros supermassivos e a natureza e distribuição da matéria escura e energia escura, que dominam o Universo.

Um comentário: